A EDUCAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL SOCIAL DAS POPULAÇÕES DO CAMPO, DA FLORESTA E DAS ÁGUAS DA AMAZÔNIA

Autores

  • Antonio José de Mattos Neto Universidade Federal do Pará
  • Waldir Macieira MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ https://orcid.org/0000-0001-7289-7628
  • Asafe Lucas Corrêa Miranda Universidade Federal do Pará

Resumo

O artigo versa sobre a educação do campo no meio ambiente amazônico e tem como objetivo demonstrar que o direito à educação é um direito fundamental social para as populações do campo, da floresta e das águas, sendo contributo para ampliação das suas possibilidades e do bem-estar da sociedade, especialmente o povo do campo amazônico. Assim, se busca compreender os direitos sociais como autênticos direitos fundamentais, contextualizando a educação do campo brasileira, histórica e teoricamente. A abordagem é qualitativa sobre pesquisa bibliográfica exploratória e jurisprudencial, com utilização do método hipotético-dedutivo, e como resultado apresenta que a educação do campo vive um processo de luta proveniente das reflexões dos povos do campo, embora o direito à educação esteja previsto na Constituição Federal. A conclusão é que o direito à educação do campo é um direito fundamental social dos habitantes do meio agroambiental amazônico, a quem deve ser garantido políticas públicas com ensino rural adequado à realidade local, em respeito aos saberes, cultura e tradições regionais.

Biografia do Autor

Antonio José de Mattos Neto, Universidade Federal do Pará

Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo. Professor Titular da Universidade Federal do Pará e da Universidade da Amazônia (UNAMA). Procurador da Fazenda aposentado.

Waldir Macieira, MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ

Doutorando em Direito pela UFPA e Mestre em Direitos Humanos pela UNB. Procurador de Justiça junto ao Ministério Público do Estado do Pará.

Asafe Lucas Corrêa Miranda, Universidade Federal do Pará

Graduando em Direito pela UFPA e Estagiário de Direito junto ao Ministério Público do Estado do Pará

Publicado

2024-09-25

Como Citar

José de Mattos Neto, A. ., MACIEIRA DA COSTA FILHO, W., & Lucas Corrêa Miranda, A. . (2024). A EDUCAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL SOCIAL DAS POPULAÇÕES DO CAMPO, DA FLORESTA E DAS ÁGUAS DA AMAZÔNIA. Revista Do Ministério Público Do Estado Do Pará, 16(16). Recuperado de https://revista.mppa.mp.br/index.php/revista/article/view/25